Qual a diferença entre Diabetes tipo 1 e Diabetes tipo 2?

Muitas pessoas que estão começando a entender o que é o diabetes tem dúvidas sobre o que caracteriza cada tipo de diabetes. Nós do IPD te ajudamos a entender!

DM1 – O diabetes tipo 1 é diagnosticado principalmente na infância e adolescência, mas também pode ocorrer em qualquer idade. Ele acontece quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. É uma condição autoimune em que o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina do pâncreas. Os principais sinais são fome ou sede excessiva e vontade frequente de urinar.

DM2 – Já o diabetes tipo 2 corresponde a 90% dos casos de diabetes no mundo, e está muito relacionado ao excesso de gordura. O acúmulo de gordura abdominal contribui para a resistência da insulina, fazendo com que o pâncreas produza cada vez mais insulina até que, com o tempo, o órgão passe a produzir menos insulina, e pare de funcionar. Não apresenta sintomas na maioria dos casos.

Quanto ao tratamento, em ambos os tipos é necessário o acompanhamento regular com médico, monitorização da glicemia, alimentação saudável e prática de atividade física. No caso do diabetes tipo 1, o paciente precisa de aplicações diárias de insulina e deve realizar a contagem de carboidratos para conciliar as doses com as refeições.

Já no tratamento do diabetes tipo 2, o foco é na perda de peso, com uso de medicamentos para controle da glicose. Algumas pessoas podem precisar de medicamentos injetáveis e também de insulina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Baixe eu E-book aqui:

Baixe eu E-book aqui:

Este site usa Cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.