Como identificar o Diabetes na infância?

“De repente minha filha começou a sentir muita fome e sede, algo que não era normal. Também parecia mais cansada e indisposta. Chegou até a dormir de tarde, algo que ela não estava acostumada. Na hora achamos que era normal, já que foi bem na pandemia. Mas no fim tudo isso já era sinal do diabetes”

“Minha filha simplesmente fez xixi na cama em uma noite. Na hora eu já achei isso muito estranho e como me preocupo bastante, fui pesquisar o que poderia ter motivado aquilo. Logo vi que era um sinal do diabetes. Levei ela ao endocrinologista e lá estava o diagnóstico de diabetes tipo 1”

Esses são depoimentos reais de mães que receberam a difícil notícia de que seus filhos têm diabetes tipo 1. Milhões de sentimentos e pensamentos invadem a cabeça nessa hora, e logo os sinais escondidos do diabetes passam a ser identificados.

A fome e sede em excesso, assim como a fraqueza, perda de peso, cansaço e a vontade frequente de urinar são sinais do diabetes tipo 1 que podem ser facilmente confundidos com outras condições da infância.

A melhor maneira de conseguir um diagnóstico precoce, antes que o diabetes evolua para um quadro grave de cetoacidose diabética, é estar atento a esses sinais. Sabemos que pode levar um tempo até que o diabetes seja considerado como uma possível causa, então reforçamos aqui a importância da informação!

Quanto mais pessoas souberem identificar o diabetes na infância, menos casos de cetoacidose nós teremos.

Por isso, fica aqui o nosso pedido: compartilhe essa informação com todas as mães e pais que você conhece! E se seu filho apresentar qualquer um desses sinais, procure a avaliação de um médico.

Havendo qualquer suspeita, é possível conferir a glicemia da criança em um exame rápido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nas farmácias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Baixe eu E-book aqui:

Baixe eu E-book aqui:

Este site usa Cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.