O número de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo já passa de 35 milhões, segundo o World Obesity Atlas. E a estimativa é que até 2035, 49 milhões de meninos e meninas entre 5 e 19 anos estejam obesos.
Nós do IPD queremos trazer um alerta muito importante sobre a alimentação das crianças desde cedo, e o incentivo a prática de atividade física. Os pais têm um papel fundamental na prevenção da obesidade como principais incentivadores de uma alimentação saudável. A criança come o que tem em casa! Se os armários e geladeiras estiverem cheios de comidas saudáveis, as crianças com certeza terão uma alimentação melhor.
Com o crescimento dos casos de obesidade na infância, tivemos também um aumento do número de crianças com diabetes tipo 2, algo que só víamos entre os adultos. Hoje a frequência de crianças com diagnóstico de DM2 é muito maior e preocupante. Sabemos que isso está relacionado a obesidade, o que significa que, além dos fatores genéticos, temos um problema na alimentação dessas crianças desde cedo.
Por isso, fica aqui o nosso alerta e o nosso pedido: cuide da alimentação do seu filho! Incentive atividas físicas ao ar livre e reduza o tempo de tela. Vamos juntos cuidar da saúde das nossas crianças! Eles são o nosso futuro.