Um novo semestre se inicia, as crianças voltam a suas rotinas escolares e estudos, no entanto, para os pais que tem crianças com Diabetes Tipo 1/ DM1 as inseguranças voltam a se renovar.
Infelizmente ainda não existe no Brasil Leis que amparem o cuidado médico da criança com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, não há qualquer obrigatoriedade da Escola/Instituição de ensino, em fazer as pontas de dedo e aplicações de insulina, porém, podemos traçar estratégias a fim de proporcionar um ambiente saudável para nossos filhos.
Como disse, a escola não tem obrigatoriedade, porém nada impede vocês de ajudarem a promover a Educação em Diabetes no âmbito escolar, muitas famílias têm resultados muito positivos quando multiplicam o conhecimento e demonstram a rotina do DM1.
Lembrem-se que antes do diagnóstico chegar em nossas portas, nós também não sabíamos nada sobre o assunto, tenham paciência, expliquem quantas vezes for necessário, se coloquem a disposição, e caso não se sintam preparados lembrem que podemos ajudar vocês com informações.
Outro assunto muito importante nas voltas às aulas são os níveis glicêmicos esperados, sempre treinem, orientem e deixem escrito e de fácil acesso os procedimentos de manejo principalmente das HIPOGLIGEMIAS, diferente das aplicações em que as escolas não têm obrigatoriedade, as hipoglicemias demandam urgência e “socorro” imediato, e nesses casos as escolas não podem negar o auxílio e atendimento aos DM1.
Pais e cuidadores lembrem que todos os DM1 devem levar consigo o seu KIT HIPOGLICEMIA, um kit onde contenha carboidratos de absorção rápida (balinhas de goma, açúcar, sachês de mel, balas mastigáveis, sucos e refrigerantes normais) que poderão ser utilizados caso os níveis de glicemia baixem de 70 mg/dl. Porém, além de ter um kit Hipo é preciso orientar quem irá tratar as hipoglicemias, facilitando o acesso as informações de maneira clara e objetiva.
Nossas inseguranças como pais nunca acabaram e não acabariam se os nossos filhos não tivessem diabetes, o melhor caminho é tentar equilibrar com leveza nossas expectativas dos cuidados com o ambiente saudável. Tentem dialogar, fazer combinados, entender a rotina do seu filho dentro da instituição e tentar trazer sugestões e melhorias.
Nem sempre seremos atendidos, mas podem ter certeza de que estaremos lutando para que as nossas demandas e preocupações sejam atendidas para que assim tenhamos confiança em deixar nossos filhos na escola, com a certeza de que eles estejam sendo bem amparados.
E por fim podem contar comigo e com o IPD para ajudar vocês a educarem e ampliar o conhecimento das escolas sobre o Diabetes Tipo.
Com Carinho
Anna
Mãe da Valentina com DM1 desde 2020