Nos últimos dias vimos uma fala repercutir bastante nas redes sociais, sobre o uso de sensores de glicemia serem “um luxo” para as pessoas que têm diabetes.
Em primeiro lugar, é importante entender que qualquer tratamento vem para melhorar o controle do diabetes e proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas.
Ter diabetes não é fácil!
Exige tempo, dinheiro, estudo, dedicação, apoio psicológico e muito mais. Sob nenhuma hipótese o tratamento do diabetes, seja ele qual for, pode ser considerado um luxo!
É sempre uma necessidade!
No Brasil, os gastos com saúde relacionados ao diabetes chegaram a 42 bilhões de dólares em 2021, fazendo do Brasil o terceiro país do mundo que mais gasta com saúde em diabetes.
Em 15 anos, os gastos globais com saúde devido ao diabetes aumentaram 316%, passando de US $232 bilhões em 2007 para US $966 bilhões em 2021.
Mas esses gastos são realmente necessários? Não!
Um estudo realizado pela USP e Unicamp mostra que 84% dos gastos com diabetes relacionados a internações e ambulatórios são para tratamento das complicações da doença, cerca de US $189 milhões.
Apenas 16% têm o diabetes como causa primária, ou seja, 84% desses gastos poderiam ter sido evitados se essas pessoas estivessem recebendo o tratamento adequado.
E é nesse ponto que nós queremos chegar!
Investir em sensores, insulina e bombas não é um luxo! Pelo contrário, um tratamento com essas tecnologias acaba sendo muito mais barato quando analisamos os gastos que as consequências do diabetes podem trazer. Sem falar na qualidade de vida e saúde dessas pessoas.
Nossa missão aqui no IPD é levar a informação cada vez mais longe, para que todos possam entender com propriedade o que é o diabetes e os benefícios do tratamento precoce.
O acesso a tecnologias no tratamento, como sensores e bombas de insulina, ainda é restrito devido aos altos custos desses equipamentos. Mas não se compara aos gastos que as consequências do diabetes podem causar. Se o uso dessas tecnologias contribui para o manejo do diabetes no dia a dia dessas pessoas, ele sempre será uma necessidade para ter mais saúde e qualidade de vida.
Faz sentido para você? Compartilhe esse post e leve a educação em diabetes para mais gente.