Imagine uma criança chegando na sala de aula com um dispositivo grudado no braço, aplicando insulina durante a explicação do professor, fazendo uma pausa no recreio para picar o dedo e colocar uma gotinha de sangue em outro equipamento, ou até mesmo ficar olhando os colegas lancharem enquanto espera 15 minutos para a insulina entrar em ação. Essa é a realidade de milhares de crianças e adolescentes que têm diabetes tipo 1. Se os medos, inseguranças e até mesmo a vergonha já fazem parte da infância, esses sentimentos podem ser elevados com o diagnóstico de diabetes.
Por isso é tão importante falar sobre diabetes nas escolas! Essa é uma forma de acolher todas as crianças e adolescentes com essa condição. Com informação de qualidade, professores e colegas passam a entender as necessidades do diabetes e podem acolher de forma genuína os alunos DM1.
Outro motivo é o diagnóstico precoce! Milhares de pessoas têm diabetes e nem sabem. Na infância, isso abre caminho para a cetoacidose diabética, uma complicação grave do diabetes. Nosso objetivo é trabalhar na educação para que as crianças possam ter mais qualidade de vida!
No site do ipd.org.br você encontra mais informações sobre os nossos projetos de educação nas escolas!