A 13ª edição da Caminhada do Diabetes, organizada pelo Instituto da Pessoa com Diabetes e Centro de Diabetes Curitiba (CDC), acontece no dia 15 de novembro (sábado), às 9h30, no Parque Barigui. O ponto de partida da Caminhada será no estacionamento (ao lado do Parque de Diversões), entrada pela BR-277.
O evento – que tem a expectativa de reunir cerca de mil pessoas – faz parte da campanha Novembro Diabetes Azul, realizada anualmente em prol da conscientização da doença e prevenção de complicações, que tem data oficial 14 de novembro.
Os inscritos receberão kits com camiseta, água e lanche e poderão participar de uma série de serviços gratuitos realizados por médicos endocrinologistas, estudantes de medicina e profissionais de saúde. Serão realizados testes de glicemia, exames de retina, rastreio dos riscos de diabetes, atividades de educação em diabetes, orientações de nutrição e saúde, roda de conversa exclusiva com adolescentes e um piquenique com crianças portadoras de diabetes e seus pais.
Neste ano, um dos diferenciais será a presença do Instituto SOS 4 Patas Paraná, que levará animais de estimação para participar da caminhada. A ideia é mostrar a contribuição dos animais no tratamento de pacientes com diabetes.
“Estudos comprovam o papel dos cachorros como um sistema de alerta biológico treinado (Cão de Alerta para Diabetes – DAD) e o cão como um parceiro de saúde comportamental que influencia passivamente o autocuidado e o risco da doença”, explica a médica endocrinologista e presidente do Instituto da Pessoa com Diabetes (IPD), Dra. Angela Nazário.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link ou pelo site do IPD.
Já o endocrinologista Mauro Scharf, endocrinologista pediátrico e um dos fundadores do IPD, afirma que a educação em diabetes é extremamente importante tendo em vista que cerca de 50% das pessoas que têm diabetes nem sabem que são portadoras da doença.
“Esta caminhada visa chamar a atenção para uma doença que é silenciosa. Se as pessoas souberem calcular o risco de ter diabetes ou estarem atentas aos sinais da doença em adultos, adolescentes ou crianças como, por exemplo, fome excessiva e vontade frequente de urinar, mais rápido podem agir e controlar a progressão da doença”, explica o médico.
Dados
O Atlas Global do Diabetes 2025, publicado pela International Diabetes Federation (IDF), revelou que o Brasil ocupa o 6º lugar mundial em número de casos, com 16,6 milhões de pessoas vivendo com a doença. O país registrou um aumento de 5,7% em apenas quatro anos, além de 111 mil mortes em 2024, número 20 vezes maior que os óbitos por dengue no mesmo período.
Conforme inquérito da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, 10,2% da população brasileira possui diabetes. Isso representa cerca de 20,7 milhões de brasileiros. Parte disso – aproximadamente 600 mil pessoas, conforme a SBD – possuem a diabetes tipo 1, quando o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta, que produzem a insulina no pâncreas. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência e deve ser sempre tratada com insulina, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.
Já a diabetes tipo 2 se manifesta – em 90% dos casos está diretamente ligada à obesidade. A gordura em excesso no organismo prejudica a produção de insulina para controlar a taxa de glicemia (denominada resistência à ação da insulina). Esse tipo de diabetes se manifesta mais frequentemente em adultos, mas, com o aumento de casos de obesidade em crianças e adolescentes, também tem sido registrado casos de diabetes tipo 2 entre pessoas mais jovens.
Apoio
A 13ª Caminhada do Diabetes tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, Sociedade Brasileira de Diabetes, SBEM, EMS, Fecomércio, Hospital das Clínicas, Hospital Evangélico Mackenzie, Abbott, Sanepar, Vitao, Gooday, Embrasil e Comunicore Comunicação e Marketing.
Informações
13ª Caminhada do Diabetes – Inscrições gratuitas!
Data: 23/11 – sábado
Horário: 09:30h
Local: Parque Barigui – ao lado do Parque de Diversões – entrada pela BR -277Inscreva-se agora e faça parte dessa história!







