O pedido para o ato simbólico foi do IPD – Instituto da Pessoa com Diabetes – entidade sem fins lucrativos que desenvolve projetos de educação em Diabetes, monitorização e orientação para controle da doença em adultos, crianças e adolescentes no Paraná.
A presidente do IPD, médica endocrinologista Dra Ângela Nazário, explica que a iluminação cênica da ALEP representa o olhar do legislativo estadual, por meio dos deputados Alexandre Curi e Ney Leprevost, que atuam com leis e medidas voltadas ao diabetes. “É uma ação importante de conscientização para esta doença silenciosa que atinge milhares de paranaenses” , reforça Ângela.
Caminhada do Diabetes
Neste sábado (15), o IPD realiza, às 9h30, no Parque Barigui a 13a Caminhada do Diabetes. Ao todo, o evento já conta com mais de 800 inscritos , sendo 105 crianças que têm a doença. O ponto de partida da Caminhada será no estacionamento (ao lado do Parque de Diversões), entrada pela BR-277.
O evento – que tem a expectativa de reunir cerca de mil pessoas – faz parte da campanha Novembro Diabetes Azul, realizada anualmente em prol da conscientização da doença e prevenção de complicações, que tem data oficial 14 de novembro.
Os inscritos receberão kits com camiseta, água e lanche e poderão participar de uma série de serviços gratuitos realizados por médicos endocrinologistas, estudantes de medicina e profissionais de saúde. Serão realizados testes de glicemia, exames de retina, rastreio dos riscos de diabetes, atividades de educação em diabetes, orientações de nutrição e saúde, roda de conversa exclusiva com adolescentes e um piquenique com crianças portadoras de diabetes e seus pais.
Neste ano, um dos diferenciais será a presença do Instituto SOS 4 Patas Paraná, que levará animais de estimação para participar da caminhada. A ideia é mostrar a contribuição dos animais no tratamento de pacientes com diabetes.







