O Diabetes tipo 1 geralmente se manifesta na infância e apresenta sinais que podem ser facilmente confundidos com outras condições. Com a carência de insulina no corpo, a criança pode apresentar seis sintomas principais.
Sede excessiva
Fome constante
Vontade frequente de urinar
Perda de peso inexplicável
Cansaço
Infecções frequentes
Confira o relato de algumas mães sobre os sintomas apresentados pelos filhos antes do diagnóstico de diabetes:
“De repente minha filha começou a sentir muita fome e sede, algo que não era normal. Também parecia mais cansada e indisposta. Chegou até a dormir de tarde, algo que ela não estava acostumada. Na hora achamos que era normal, já que foi bem na pandemia. Mas no fim tudo isso já era sinal do diabetes”
Anna Ayres, mãe da Valentina – DM1
“Minha filha simplesmente fez xixi na cama em uma noite. Na hora eu já achei isso muito estranho e como me preocupo bastante, fui pesquisar o que poderia ter motivado aquilo. Logo vi que era um sinal do diabetes. Levei ela ao endocrinologista e lá estava o diagnóstico de diabetes tipo 1”
Letícia Barros, Mãe da Martina – DM1
Cetoacidose diabética
A cetoacidose diabética é uma complicação grave do diabetes tipo 1 que ocorre quando o corpo, por falta de insulina, não consegue utilizar adequadamente a glicose como fonte de energia e passa a utilizar a gordura corporal. Essa condição leva à produção de corpos cetônicos (ácidos) que desequilibram o pH do sangue.
Quando o diabetes evolui para a cetoacidose diabética, a pessoa pode precisar de tratamento intensivo (UTI) e, se não tratada imediatamente, a condição pode ser fatal.
Saiba mais nas reportagens da RPC e RIC TV sobre a cetoacidose diabética, com participação do Dr. André Vianna, médico endocrinologista do IPD e da Dra. Angela Nazário, endocrinologista e presidente do IPD.